63 - O TRATO

Estamos já a terminar as nossas postagens e por isso vamos rever alguns pontos essenciais que foram ditos, para organizar as nossas «ideias» acerca deste assunto do TRATO DE AMIZADE, tal como a define Teresa:
«A meu ver, oração não é outra coisa senão tratar intimamente com Aquele que sabemos que nos ama e estar muitas vezes conversando, a sós, com ELE!» Que quer dizer «trato»?

O Verbo TRATAR na lingua materna de Teresa tem, (no Dicionário da Real Academia Espanhola), pelo menos 10 significados e suas derivações correspondentes. Dos 10 em que dois não nos interessam aqui, como sejam o significado comercial e também o significado moral do mal entendimento com alguma pessoa moralmente censurável, etc, temos 8 significados úteis para compreendermos melhor a amplidão que se inclui na definição teresiana de "oração" de "relação com Deus".  Fazendo a aplicação desses significados para o tema da oração, então Tratar de Amizade implica:

  1. Falar com o Outro. Quando duas pessoas não se falam, dizemos que não se tratam; 
  2. Comunicar-se com o Outro onde não é apenas troca de palavras, mas abertura e confiança; 
  3. Ocupar-se com ELE
  4. Consultá-L'O, pedir conselho
  5. ter relação amorosa, o que implica maior intimidade, muita intimidade como quando dois estão no noivado ou no casamento; Aqui os afectos são o centro da relação....
  6. conversar frequentemente com ELE
  7. tratar-se frequentemente por meio de conversas
Uma verdadeira história de AMOR a dois!
Necessário é procurar a intimidade na soledade! estar a sós...verter os afectos no AMIGO...