60 - UMA LÁGRIMA NO MUNDO DE HOJE!




Por elevada que seja a experiência espiritual , a pessoa não é arrancada do seu terreno humano, da sua situação concreta. Uma das notas de autenticidade dessa experiência é precisamente o enraizamento na situação concreta da pessoa e o seu progresso! 

O místico é a TESTEMUNHA DA PLENITUDE dessa LUZ maravilhosa e libertadora que está por detrás da obscuridade.
Hoje em dia as formas tradicionais de exprimir a relação com Deus estão em profunda crise...tal como no tempo de Teresa...

Na verdade, por mais que se diga que Deus está em Crise, a crise é do homem que perdeu a sua profunda identidade! Deus é Deus...permanece na Sua altura máxima de novidade e Amor. Personalidade Fabulosa,  Fonte Viva da Vida, da Inteligência e do Amor...o «FAZEDOR» de toda a Criação!

O que acontece é que hoje em dia criaram-se novas "religiões", mas. religiões sem "DEUS" que parecem tornar naturalmente impossível a Relação com Deus, SUBSTITUINDO-O. Podemos dizer que é uma idolatria  que  não é criada pela religiosidade, como aconteceu na história da humanidade, mas radicada do próprio homem.

Centrado nele próprio o homem ocupa o lugar de Deus, afogando em si mesmo a sua própria carência existencial. Que terrivel é isto! Que cegueira se padece!

Hoje a fé vive num mundo secularizado que presume ser ATEU, que é bonito ser-se ateu...As grandes figuras da política, da arte, do Cinema ...para eles é algo importante apresentarem-se como «ateus» ou «agnósticos», porque de contrário não serã «aceites», «reconhecidos». 

Nesse mundo secularizado as genuinas expressões da fé e da verdadeira mística são obrigadas a calar...As realidades mais profundas do ser humano são abafadas pela sede do «estado do bem-estar» que nos põe de lado e fora  da realidade profunda da felicidade autêntica. Percebe-se cada vez mais a cultura da intranscendência! Chegou-se a um ponto de ter como bom o individualismo e o narcisismo tornou-se uma "virtude" a praticar, havendo um fechamento à interioridade onde se dá a verdadeira relação com Deus.

Fala-se já da 3ª morte de Deus ...Deus não pode morrer, mas entendamos! A 1ª...foi no Calvário...a 2ª com as duas guerras mundiais e o genocídeo...e agora a 3ª com a injustiça à escala mundial com as suas novas formas de escravidão... e surge aquela tremenda pergunta:
                                                  
                                                       ONDE ESTÁ O TEU DEUS?