56- CONQUISTOU A MENTE E FRACASSOU O CORAÇÃO




Este homem - Govinda , o asceta errante - que peregrinou para fora e para dentro de si mesmo,  sabia, no mais fundo de si  que, havendo CONQUISTADO A SUA MENTE, tinha fracassado em relação ao coração. 

Deu-se conta de que durante todos os anos se tinha dedicado ao desenvolvimento da sua mente, do seu pensamento, a cultivar o EGO mas que o seu coração se tinha secado como um ribeiro em Verão... 

Não nos aconteça a nós o mesmo, tornando-nos pessoas «frias» afectivamente, quase indiferentes ao afecto dos outros e ao afecto de Deus. O pensamento, a mente tem o seu próprio poder, mas não é tudo...não é DEUS -  Fonte dessa capacidade!

Teresa ao re-descobrir o coração acontece o «milagre».

Diz ela no livro da sua Vida: "Não sabia o que era rezar com satisfação até que o Senhor me mostrou este caminho!" da relação de Amizade afectuosa, de entrar dentro da alma.

Redescobriu-se para encontrar verdadeiramente Deus! O elemento afectivo é indispensável no Caminho de Teresa. O trato de Amizade com o Senhor que ela nos propõe, sem o afecto... não é trato nem amizade!